quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Academia de Talentos...Perdidos

Nos últimos dias tem circulado pelos blogs afectos ao Sporting uma reportagem que passou na SportTv, intitulada "Quem quer ser Fábio Paím?"
Eu confesso que vi a reportagem no dia em que ela passou na TV e que fiquei deveras emocionado e muito revoltado ao ver uma história daquelas a passar-se com um jovem, e ainda por cima um jovem talento da academia, um jovem da nossa casa.
Admito que andei alguns dias a pensar na escrita desta crónica, e hoje, mais sereno e a ver mais claramente decidi escreve-la.
A história para quem não viu, trata-se um jovem jogador de seu nome Fábio Paim. Segundo muitos entendidos, foi SÓ o maior talento que passou pela formação do Sporting. O Talento era tanto que Aurélio Pereira ( esse mestre de talentos ) chegou a dizer "O Cristiano Ronaldo? Esqueçam, este é muito melhor...é outra coisa". O Próprio Cristiano Ronaldo, quando chegou a Manchester, disse "Acham que eu sou bom? Esperem pelo Paim!!"
Fábio era um garoto com um potencial imenso, aos 13 anos tinha uma selecção de outro país a oferecer-lhe clube, casa, contratos de trabalho para os pais, para este poder representar essa selecção já nos sub-15. Aos 14 anos todos os principais clubes da Europa o tinham como prioridade. Já por essa altura, todos os dias "agentes do futebol" lhe ligavam a ele e À família para conseguirem ser seus empresários. Tinha a casa mobilada e recheada À conta do assédio.
Mas nem tudo era um mar de rosas, Paim gostava pouco de trabalhar, de estudar, deitava-se tarde, chegava atrasado aos treinos ( por vezes nem aos treinos ia ). Na academia, fazia-se o possível para mete-lo na linha, com chamadas de atenção e castigos. Só que o fervor da competição mascarava alguns valores e no final lá entrava o Paim para jogar e resolver o jogo.
Aos 17 anos, Fábio ganhava mais que alguns jogadores do plantel profissional do Sporting tanto mensalmente como anualmente, onde era depositado na sua conta mais de 100 mil euros. Aso 17, ainda sem carta comprou o primeiro carro ( um mercedes ) e a partir daí foi sempre a decair. Em 4 anos comprou mais de 10 carros de luxo e "estoirou" cerca de 300 mil euros em menos de 1 ano.
Empréstimo, atrás de empréstimo, Fábio foi adiando o seu futuro brilhante, a noite e as más companhias consumiam-no. Desde Olivais e Moscavide, Famalicão, Chelsea, Real Massamá, por todos esses Paím passou...e desiludiu. Até que chegou a altura em que o Sporting não renovou mais o contrato com Paim. Agora esse rapaz de 22 anos, treina e joga no Torreense a ganhar 1000€ por mês, e com a esperança de um dia ainda vir a ser aquele que todos pensavam que podia ser.

O que faltou a Fábio Paím? o que falhou na academia do Sporting para se perder um talento desta envergadura? O que se passa na academia, que ano após ano por lá passam grandes talentos que depois desaparecem do mapa?
Será que o modelo de gestão da academia e da Gestão de jovens talentos é o mais adequado?
Na minha opinião, e pelo que vi da reportagem detectei algumas falhas no percurso de formação do Paím.
Ele que ficava até altas horas na academia a ouvir musica e na conversa, quando devia ser "OBRIGADO" a deitar-se e a dormir a um hora especifica. Os castigos aplicados nunca eram completos, porque em prol dos resultados desportivos acabavam por recorrer a ele para jogar, quando ele devido ao seu comportamento e aproveitamento escolar não merecia.
Como é que um jovem de 17 anos, pode ter acesso a tanto dinheiro e deixa-lo gastar indiscriminadamente? tem que ser criados alguns tipos de fundos, onde só um tutor pode mexer no dinheiro e para situações especiais.
O que se passa a no tratamento a nível psicológico dos jovens da academia que está falhar? que não saem preparados para o futebol profissional e para as suas tentações! Já não é o primeiro caso. Já Moutinho tinha o pensamento constante no dinheiro e chegou a uma altura que andou sempre a pedir para sair.
Algo está a falhar na formação de valores na nossa academia. O jovens aproveitam-se do Sporting e depois quando vêm que não podem ganhar mais nada, fazem tudo para sair.
Há que rever o modelo de gestão de valores da academia e com urgência. Futuramente tenciono escrever uma crónica sobre aquilo que eu acho que deve ser o perfeito funcionamento de uma estrutura destas. Ando-me a documentar e espero brevemente apresentar algo interessante.
Há que mudar, senão os Paims do futebol vão continuar a acontecer e a...desaparecer

4 comentários:

Drifter disse...

"...detectei algumas falhas no percurso de formação do Paím.
Ele que ficava até altas horas na academia a ouvir musica e na conversa, quando devia ser "OBRIGADO" a deitar-se e a dormir a um hora especifica"

E era... Na reportagem vê-se a chamarem-lhe à atenção por duas vezes. E acredito que tenham sido muito mais do que se possam contar. Agora podiam "OBRIGA-LO" a ir para o quarto como se ve a fazer, agora "OBRIGAR" a dormir é mais dificil.

Quanto aos valores que lhes são incutidos. Vê-se na reportagem ele a dizer (com quê? 8/10 anos?) que quer cumprir o percurso de formação no sporting e depois ir para onde lhe derem mais. Ainda lhe perguntam onde está o amor à camisola, resposta dele: "Está no bolso". Ele estaria no sporting à pouco tempo, não foi de certeza a Academia que lhe incutiu essas ideias. O problema é que os miudos já nascem com essa ideia. Miúdos e Graúdos é tudo igual. mesmo cada um de nós se tivermos uma melhor oportunidade de trabalho onde vamos receber mais, vamos.

Dar-lhe dinheiro, se não assinassem contrato com ele, ele sairia e iria para outro qualquer. E depois, se ele realmente era quem diriam que era (10x mehor que o CR7), iria ficar a massa adepta leonina muito contente com explicações do género (não quisemos assinar contrato com ele porque só pensa no dinheiro e não tem amor à camisola e no Sporting não queremos isso)

Quanto ao tutor, ele tem um... Mãe e Pai (Mãe é falado no vídeo, Pai não é, não sei se terá). E sobre esse tutor o Sporting não pode passar por cima e não pode fazer nada.

Não haveria nada a fazer neste caso. É burridade dele e da família dele (o tal tutor), que têm alí um talento infindável e não conseguem assegurar os mínimos dos mínimos desse talento.

Pensemos por um bocado. O Sporting não lhe pagou o que pagou só porque lhe apeteceu. Não teve outro remédio.

E depois vejam tudo o que se falava sobre ele. Aquilo era uma mina de ouro que estava ali. Acham sinceramente que o Sporting não fez tudo ao seu alcance para a proteger? E o problema já desde cedo estava identificado. Não haveria nada a fazer, porque tudo o que era possível de certeza que foi tentado. Até ao ponto de chegar a passar semanas em casa do Aurélio Marques (como já vi em vários sítios) para ver se ele se endireitava tentaram.

Acredito sinceramente que tudo foi feito para aprovetar o homem e consequentemente o jogador, mas quando a pr´pria pessoa não quer "ser aproveitada" torna.se impossível.

É pena... Espero que ele saiba aproveitar a oportunidade que lhe estão a dar e tenha consciência que para alguém lha estar a dar está a arriscar muito por ele.

Boa sorte Fábio Paim

Anónimo disse...

Acho que o "Famalicão" está a mais. Acho que querias por trofense

Anónimo disse...

Famalicão!!!!

Nao será Trofense!?!?

Alma Sportinguista disse...

Anónimo tens toda a razão. Onde disse Famalicão queria dizer Paços de Ferreira. Obrigado pela correcção.
E já agora, também passou pelo Trofense :-)

Sporting na Alma | Template by - Abdul Munir - 2008 - layout4all