segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A insustentável leveza da....Critica


 Desde há umas semanas para cá, que estou para escrever esta crónica. Algo que mexe comigo e que leva a levantar a minha voz em defesa daquilo que eu considero justiça.
Todos sabemos que neste momento José Eduardo Bettencourt é um mal amado para os lados de Alvalade. Basta ler os vários blogs associados ao nosso clube para ver ataques constantes e até injurias para com o presidente do nosso clube.
É preciso não esquecer que José Eduardo Bettencourt ( JEB a partir de agora ), foi eleito presidente do Sporting com 90% dos votos dos Sócios.
Será que estes 90% ( no qual eu me incluo ) se enganaram assim tão profundamente relativamente à sua escolha para presidente? Será que estávamos cegos? Não me parece, e vou justificar porquê.
A liderença de JEB está longe de ser perfeita ( mas também quem o é? ), e até se pode considerar em alguns momentos atribulada.
As principais falhas de que o nosso presidente é acusado é de termos tido uma época desportiva desatrosa, de delapidar os nossos melhores activos ao preço da uva mijona, de não apostar no reforço efectivo da equipa e ultimamente, está muito na moda, a belenização do Sporting.
Realmente JEB, teve uma época desastrosa a nível de futebol. O quarto lugar no campeonato atesta isso e as exibições horriveis da equipa confirmam o resto.
Mas JEB é o unico responsável por essa situação? Relembro que o presidente foi eleito a 9 de Julho de 2009, com uma pré-eliminatória da champions a ser disputada a 27 de Julho. Ou seja, a 9 de Julho já deviamos ter pelo menos 70% do plantel fechado e nem sequer ainda sabiamos qual ia ser o nosso treinador ( porque não se sabia quem ia ganhar as eleições ). A partir de 9 de Julho foi o fernesim. Todos sabemos, e não vale a pena escamutear, que a situação financeira do Sporting é má, o que limita a ida ao mercado. Soares Franco, deixou algumas bombas para a nova direcção resolver, e pôs-se ao fresco enquanto era tempo.
Relembro só o caso da reestruturação financeira, o caso das cervejas, o caso Moutinho ( sim que esse já vinha também de trás ).
Mesmo assim, fomos ao mercado e trouxemos Matias Fernandez ( unanime que é um grande jogador ), e fizemos regressar alguns jogadores emprestados.
O Mercado estava a acabar e acabamos por conseguir trazer Caicedo ( do City ) e Angulo ( sem clube ), dois jogadores que não vingaram em Alvalade.
O Pesadelo estava a começar, derrota após derrota, empate após empate, exibições paupérrimas atrás de exibições paupérrimas. O Inevitável aconteceu. Paulo Bento demitiu-se numa conferência de imprensa surreal ( até eu tenho que admitir que o presidente esteve menos bem ) e logo a seguir foram Ribeiro Telles e Pedro Barbosa. Segui-se a novela do treinador, nome atrás de nome, iam recusando treinar o Sporting, que também devido à sua situação financeira não permitia ter outro tipo de sonhos.
Veio Carvalhal, e com ele Sá Pinto. Outro ciclo começava, contratou-se Pedro Mendes, João Pereira e Pongolle. Os dois primeiros revelaram-se fundamentais e grandes contratações enquanto o terceiro se revelou uma decepção ainda para mais porque o Sporting desembolsou 6,5M.
Mesmo assim, lá conseguimos chegar aos oitavos de final da Liga Europa, sendo eliminados injustamente pelo Atlético de Madrid que viria a ganhar a prova.
Pelo meio a lamentável agressão de Sá Pinto a Liedson, tudo a escapar para a comunicação social e com Sá a demitir-se das suas funções.
Até ao fim do campeonato, existiram mais uma série de equivocos, como a novela Vilas Boas.
Contratou-se Costinha para director desportivo, um homem que é o braço direito do presidente, um homem com pulso de ferro, mas que defende os seus jogadores até à morte. Aconteceu o caso Ismailov, que poderia ter sido tratado de outra maneira, mas também conhecendo nós o seu empresário outra coisa não se podia esperar.
Acabou a época, as esperanças renovaram-se, contratou-se Maniche, regressou André Santos, recuperou-se Vuck, veio Valdez, chegou Nuno Andre Coelho, Torsiglieri, Evaldo, Zapater e agora no final Tales e Timo.
Pelo meio vendeu-se Moutinho ( num negócio na minha opinião muito bom para o Sporting ), Veloso e Tonel. Outros sairam emprestados...1 ficou a "chupar".
A pré-epoca começou bem, com Paulo Sérgio a por a equipa a jogar bem. Os primeiros jogos trouxeram de novo a desilusão. Com a desilusão voltou a critica facil, o desrespeito e os ataques ao presidente e director desportivo.
O mundo dos blogs anda agitado como nunca, numa campanha negra para denegrir e deitar abaixo o presidente.
Mas façamos aqui um balanço frio sobre a actuação de JEB, para vermos até que ponto há razões para esses ataques cobardes.
JEB teve pouco tempo para preparar a época de 2009, trouxe angulo e caicedo, 2 erros de casting, mas em Janeiro trouxe João Pereira e Pedro Mendes dois jogadores chave e muito importantes no Sporting.
Já em 2010 trouxe Costinha, que tem limpo o balneário e tem trabalhado na sombra sem alarido, acabaram os bufos, vieram Maniche, Valdez, Nuno Coelho, Evaldo, Zapater jogadores titulares indiscutiveis. Chegaram ainda Timo e Tales, que aguardamos para ver o que valem.
Vendemos Moutinho por 11M, tendo em conta que Kedhira e Ozil foram vendidos por valores semelhantes e que eles foram titulares na selecção e que fizeram grandes exibições, foi um grande negócio por um jogador que nem ao mundial foi. Pronto, foi vendido para o Porto. Eu acho que enfiamos um barrete ao Pinto da Costa, pois 11M por um jogador que realmente luta, mas que não marca golos, não sabe rematar, não sabe marcar livres nem cantos é muito bom.
Para além do futebol, com JEB ganhamos a supertaça em 2009, fomos campeões de juniores em 2010, ganhámos o campeonato de atletismo de pista coberta em 2010, ganhámos o campeonato de corta mato em 2010, ganhamos a taça challange de Andebol em 2010 ( algo inédito num clube Português ), fomos campeões de futsal e ganhámos a supertaça de futsal e ainda fomos campeões nacionais de Futebol de Praia.
São muitos pontos positivos num clube eclético como o nosso, que não vive só de futebol.
As criticas que são efectuadas, por vezes de modo irresponsável, chegam a minimizar as fabulosas vitórias, por exemplo no Futsal. Um exemplo, o blog Vive Sporting, escreve um único parágrafo sobre essa vitória e depois de alguns leitores se queixarem disso, o dono do blog disse que esse tipo de vitórias era secundário e numa crónica no dia seguinte insultava os leitores, a dizer que eram palhaços e burros, só porque não tinham a mesma opiniao dele.
É por isso que eu escrevo esta crónica, para de alguma maneira fazer alguma justiça ao nosso presidente e à nossa estrutura actual.
Convém não esquecer que JEB é um gestor com reputação internacional, ganhou o Prémio Stromp, o Rugido de Leão e ganhou o prémio Toyota "gestor desportivo do ano"
JEB, pode não ser perfeito mas está longe de ser a "nódoa" que muitos apregoam, principalmente algumas facções de blogs que devem ter interesses escondidos atrás desses ataques cobardes e sem escrupulos.
Quanto a mim volto a dizer, que o saldo no geral é positivo para o Presidente, porque o Sporting é mais que o futebol de 11 e que no final desta época cá estarei para fazer as contas e aí sim dizer se JEB tem condições ou não para continuar. Até lá, deixemos a equipa trabalhar e tenhamos tento na lingua porque ao fim ao cabo estamos a falar do Presidente do Sporting Clube de Portugal

7 comentários:

Anónimo disse...

Crónica fantástica... Parabéns!

Anónimo disse...

Muito bem. Viva o SCP

Anónimo disse...

mais um concordarncom o k escreveste!
anda paa aí uma necessidade de ver cabeças a rolar devido a má epoca k fizemos,e dps para piorar os porcos de vermelho foram campeões da maneira que viu!
a maior parte dos que insulta jeb e costinha são autenticos frustrados e percebendo eu de psicologia ,diria mesmo que sofrem de complexo de "picha pequena",tal como gajo do blog sportingatemorrer!
S.L.

Krasimir Balakov disse...

Quero começar por dizer que a cronica está muito boa e merece os parabéns.
Relativamente ao JEB tenho a dizer que tinha bastante esperança que ele fosse levar o nosso Sporting para o topo onde merece estar. Durante a sua campanha senti os sonhos e esperanças como se de uma pré-época se trata-se. As
expectativas eram muito altas.
Hoje, sinto que o Sporting não evolui nem um quarto do que eu esperava. Não tiro mérito aos 1ºs lugares nas outras competições, nem aos prémios de gestão que o presidente obteve.
Mas desde que entramos na era da "sustentabilidade financeira" o Sporting entrou numa espiral de negativa que para mim culminou em algo que nunca tinha assistido nestes anos todos de futebol, o silencio... O silencio que assisti em vários jogos da época passada... Toda aquela gente que comprou bilhete já não tinha por objectivo ver um bom jogo, só queriam que o jogo acaba-se com um magro 1-0, estes adeptos chegaram a um ponto onde já nem força para reclamar, assobiar ou apupar tinham. Nunca tinha visto nada assim...
Gostava de acreditar que JEB é o nosso D. Sebastião, mas com o passado da ultima década onde a desordem e a descoordenação reinou torna-se difícil acreditar.

Neste inicio de época já tivemos um Sporting a jogar bem na pré-época e de repente a ir-se abaixo e a voltar outra vez.

Estruturalmente o Sporting neste momento tem pessoas bem intencionados mas com a falta de experiência que as fazem cometer erros grosseiros que atrasam o crescimento do clube. Quando assim é, tudo pode acontecer, tanto coisas boas como coisas más. A incerteza de qual vai ser o resultado do próximo fim de semana é uma realidade dura.

A esperança faz parte do universo sportinguista a muitos anos, por isso espero que seja este o ano da mudança. Mas sinceramente visto este inicio bastante atribulado parece me que vai ser mais do mesmo. Vamos lutar até ao fim e no final vamos ficar contentes com uma Taça de Portugal ou a passagem aos oitavos da Liga Europa.

O Sporting Clube de Portugal é muito mais do que isto....

JEB Vingador disse...

Não concordo contigo Balakov, o JEB não é nenhum Harry Potter, que ia chegar com uma varinha magica e num apice o Sporting era o melhor clube do mundo.
Concordo que houve erros, mas erros há em todo o lado e só assim se aprende. De lembrar que a estrutura era muito pesada com muitas pessoas e que um dos objectivos cumpridos de JEB era torna-la mais leve e funcional e isso ele conseguiu. Agora nota-se que a estrutura está mais funcional e profissional. Os dossiers foram resolvidos de forma eficaz e sem barulho, e contratou-se quem se podia sem interferências da comunicação social.
A tendencia é melhorar, pois a experiência acumula-se. Isto não se vai ali à loja da esquina comprar um Director desportivo.

Krasimir Balakov disse...

Com um presidente a ganhar experiência com os vários erros cometidos, com um director desportivo sem experiência nenhuma na função e para terminar um treinador jovem com experiência de poucos anos na 1ª Liga e em clubes do meio da tabela.

Vão todos evoluir e aprender e tornaram-se melhores profissionais à custa da Instituição Sporting Clube de Portugal.

Criticamos a juventude da equipa de futebol e identifica-mos que era um problema dai ter trazido jogadores com experiência para o plantel. No entanto não identifica-mos como problema a juventude e falta de experiência da estrutura que suporta toda o futebol profissional do Sporting.

A minha critica mantém-se nas escolhas que JEB fez para os vários cargos relevantes, Director Desportivo e Treinador.
Devia de ter apostado na experiência...

O futuro ditará se esta foi a melhor decisão. Mas o passado mostrou que ao não existir um equilíbrio entre experiência e juventude a estrutura ressente-se.

JEB Vingador disse...

Não concordo com a falta de experiência do Presidente. Trata-se de um gestor com reputação e passou por varias instituições financeiras. O Sporting vive momentos dificeis em termos de tesouraria e se há alguém que consegue por isto na ordem é JEB, nem que seja pelo crédito que tem na banca. As pessoas esquecem-se que há muitos anos que não se investia tanto no futebol, isso deve-se aos dotes de gestão do presidente.
Quanto ao Costinha, concordo que não tenha experiência no cargo, mas tem muita vivência de futebol e até agora 90% das contratações são titulares indiscutiveis e jogadores de valor inegável. Rui costa também não tinha experiência e o fernando couto também não.
Quanto ao treinador, é um treinador jovem, mas duro e que se está a revelar em termos de intensidade de trabalho. Acho que este ano temos muitas possibilidades. Considero o plantel equilibrado e acho que vamos surpreender muita gente este ano

Sporting na Alma | Template by - Abdul Munir - 2008 - layout4all