domingo, 12 de setembro de 2010

O tão propalado relatório de contas

Faz já alguns dias que queria escrever um artigo sobre a apresentação do relatório de contas da Sporting SAD. O tal relatório que deixou o mundo bloguista em histeria total.
Demorei alguns dias, porque queria primeiro ler e analisar o tal relatório para depois poder escrever sobre ele.
Hoje enchi-me de coragem e lá fui eu em busca desse amaldiçoado documento.
Sendo eu Engenheiro de profissão e não gestor, tenho que dizer que ao final das primeiras 15 páginas já estava a ficar com sono. Mas lá fui lendo, analisando e tentando entender muitas daquelas rubricas que eram apresentadas, visto eu ser algo limitado em variadíssimos campos da contabilidade. Sim, porque é disso que o relatório fala, de processos contabilísticos e não de gestão, apesar de as duas estarem ligadas.
Em linhas gerais e para não vos maçar, pois para isso podem ir ler o relatório de contas, o tal documento fala de um prejuízo da SAD de 26.4 Milhões Euros. Quando veio esse valor cá para fora foi um ai Jesus na comunidade bloguista, pois o JEB é um incompetente que a era Roquete é um desastre e nos pôs na penúria, etc e tal. A lenga lenga do costume.
Mas a realidade é outra. Sim é verdade que houve 26,4M de prejuízo,  mas é preciso não esquecer que o Sporting se reforçou bastante no mercado com a aquisição de Pedro Mendes, João Pereira, Mexer, Pongole, Torsilieri, Matias Fernandez, Valdez, Evaldo, Maniche, Zapater e Nuno André Coelho. Tudo isso custa dinheiro, ou pensam que os jogadores vêm de borla? Se as contratações foram boas desportivamente, isso é outra história e não merece debate neste artigo. Agora, os anti JEB andam sempre a dizer que querem reforços e que o Sporting não compra jogadores de nome, e não compra este e não compra aquele, sempre a chorarem-se por contratações, mas depois vêm os números e vêem atacar, a dizer que são todos uns incompetentes, que só gastam e que vão levar o clube à falência. Mas afinal decidem-se ou não? Ou querem reforços ou querem lucros operacionais? Ou acham que o Porto e o Benfica também compraram tanto jogador e têm resultados muito melhores? Não há milagres.
Outra questão muito importante e que é preciso não esquecer, é que neste relatório ainda não entram as vendas de João Moutinho, Veloso e Tonel, o que levaria ao prejuízo de  cerca de 10M, o que eu acho um saldo bastante aceitável atendendo ao investimento efectuado.
Mas não é só prejuízo o que se pode tirar do relatório, outro sinais podemos ler no documento, como por exemplo a precoce eliminação da liga dos Campeões levou a que a receita diminuísse 60% !!! não só devido as verbas que não entraram, mas mais preocupante para mim, devido À DESMOBILIZAÇÃO DOS ADEPTOS, esse sim um factor de preocupação!
Outro ponto que se pode tirar do relatório, é o grande aumento da receita da academia, isto para quem diz que o projecto roquette só serviu para afundar o Sporting. Ora aqui está uma boa noticia, a academia rendeu cerca de 735 mil euros para dar consultadoria a AL-Ahli, com a possibilidade de esse valor ir ao 1M de euros nos proximos 3 anos. Os estágios desportivos cresceram 30% e a academia teve o melhor ano de actividade comercial.
Outro ponto é o facto de ESTA direcção ter diminuído os custos operacionais em 6% ( 2.6M euros, dá para pagar o Torsi ) e ter diminuído os custos com o pessoal em 2,4% ( mais um mau serviço prestado pela direcção ). O Valor do plantel num ano valorizou 55.7%!!! ( os activos também contam para as contas ).
A seguir temos o tão badalado salário do presidente. 219.000€ anuais, o que dá cerca de 16.000€ por mês, isto para um gestor de topo que abandonou o cargo de administrador no Santander, onde devia estar a ganhar 3 ou 4 vezes mais, para vir servir o Sporting, o seu clube do coração. Tentem ver quanto ganha o Vieira, o Pinto da Costa ou até mesmo o Rui Costa e depois comparem.
Mas o que me preocupou mais foi o facto da quotização ter baixado 3.2% e as receitas de bilheteiras terem recuado 15.9%. Isto sim é preocupante, e não venham dizer que é porque a equipa não joga nada, que é por causa do presidente, do Costinha, do Zé Manel... A verdade, é que estes adeptos esquecem-se que tiveram 18 anos sem ganhar o título, e nesses 18anos nunca tal coisa aconteceu, nunca houve tão pouca gente no estádio. Vão-me dizer que a culpa é do presidente, que fez uma equipa mediocre....deixem-se disso, nesses 18anos tivemos equipas deploráveis, com jogadores de baixo nível, como Kmet, Gimenez entre outros, pois foram tantos flops que até se esquecem os nomes, e o estádio estava cheio, o publico aderia, os sócios pagavam as cotas. Algo mudou neste clube, e não foi o presidente é algo ao nível do adepto, do sócio, das massas.
Aqui fica a minha visão do relatório de contas, e da situação do Sporting em geral.
Quanto a mim, eu continuo a acreditar e a apoiar, mas não sou cego e estou atento. Agora acho que há que mudar mentalidades no adepto e sócio, pois há muito abutre que usa os meios que tem para se promover à custa do nome do NOSSO SPORTING!

2 comentários:

Sérgio disse...

Idem "" faço deste comentário as minhas palavras. E incondicionalmente apoio o meu Sporting

Alma Sportinguista disse...

Há situações na realidade actual dos adeptos e sócios que já cheiram mal.
Apoio o Sporting e não pessoas, mas se quem dirige foi eleito com 90% há que respeitar e apoiar até virmos que temos que enveredar por outro caminho

Sporting na Alma | Template by - Abdul Munir - 2008 - layout4all